Wiki Bíblia
Advertisement

Bildade, o suíta (hebraico: בלדד; "Bel amou") foi um dos três amigos de que o visitaram. Ele era descendente de Suá, descendente de Abraão e Quetura, cuja família vivia nos desertos da Arábia. Ao falar com Jó, sua intenção era consolo , mas ele se tornou um acusador, perguntando a Jó o que ele fez para merecer a ira de Deus.

Os três discursos de Bildade estão contidos em Jó 8 , Jó 18 e Jó 25 . Em substância, eles eram em grande parte um eco do que havia sido mantido por Elifaz, o temanita, o primeiro dos amigos de Jó a falar, mas acusado de uma veemência um tanto maior porque considerava as palavras de Jó tão ímpias e coléricas. Bildade foi o primeiro a atribuir a calamidade de Jó à maldade real, ainda que indiretamente, acusando seus filhos (que foram destruídos, Jó 1:19) de pecado para garantir sua punição.[1] Seu breve terceiro discurso, com apenas cinco versos,[2] marcou o silenciamento dos amigos.

Etimologia[]

O nome Bildade é a combinação da forma abreviada da palavra raiz que significa "amado" e um qualificador Bel, que significa "senhor" ou "mestre". A combinação provavelmente significa "amado por Bel". Diz-se que Bildade era um Suíta (hebraico: שוחי), uma designação patronímica de uma região colonizada pelo filho de Abraão, Suá.

Ver também[]

Referências[]

  1. Jó 8:4
  2. Jó 25:2–6
Advertisement