Wiki Bíblia
Advertisement

Cam (hebraico: חם) foi o mais novo[1] dos filhos de Noé, sendo seus irmãos Sem e Jafé.[2] Junto a seus irmãos, suas esposas, e pais, ele viveu dentro da Arca durante um ano.

Etimologia[]

Seu nome, que significa "quente", pode ter sido um sinal de que o clima estava mudando de um clima ameno para um quente.

Biografia[]

Cam nasceu em um período de pecado e iniquidade.[3] Ele cresceu ouvindo as profecias de seu ancestral Enoque que predisse que YHWH puniria o homem por seu pecado[4] e o aviso do Senhor a Noé: que toda a superfície da Terra seria coberta por água e que todos seriam mortos como punição por seus pecados, mas Noé e sua família seriam poupados de tal destino.[5] Assim sendo, Cam aprendeu desde cedo sobre o fim da humanidade, e também viu as tentativas, infrutíferas, de seu pai de tentar converter seus contemporâneos e fazê-los se arrepender.

Construção da Arca[]

Por décadas, Cam trabalhou com seu pai e irmãos construindo a arca. Eles precisaram plantar derrubar uma grande quantidade de árvores para conseguir a madeira necessária. Trabalhando com base nos planos fornecidos pelo próprio Deus,[6] toras foram aplainadas em vigas e tábuas, e um revestimento impermeabilizante foi criado queimando as sobras e cozinhando as cinzas na seiva das árvores. Ao longo de um século, Noé e seus construíram um dos maiores barcos de todos os tempos. Em algum momento, Cam se casou com Naalate, da linhagem dos nefilim.

Dilúvio[]

Nas semanas antes do Dilúvio começar, Cam ajudou a pastorear milhares de animais para arca e a carregar os suprimentos. No dia em que o Dilúvio começou, Cam, Sem e Jafé e suas esposas rapidamente entraram na arca, enquanto Noé esperava uma ordem direta de Deus para fazê-lo. Durante quarenta dias e quarenta noites a chuva caiu sobre a terra.[7]

Família[]

Nos séculos que antecederam o Dilúvio, o homem se esqueceu de YHWH em favor de viver para si mesmo. Diz-se que os "filhos de Deus" começaram a tomar qualquer mulher que desejassem dentre as "filhas do homem".[8] Esses "nefilim", traduzidos por alguns como "gigantes", são considerados descendentes de Cam em lugares posteriores, o que leva à conclusão de que Cam se casou com uma mulher da linhagem dos nefilim.

Pós-Dilúvio[]

Após o fim do dilúvio e as águas abaixarem, Noé plantou uma vinha e dela produziu vinho. O tempo era mais quente do antes, e Noé bebeu do recém-criado vinho para se refrescar, no entanto, ele bebeu tanto que desmaiou. Também Naamá, esposa de Noé, e Cam beberam do vinho e "viu Cam a nudez do pai"[9], não apenas no sentido de tê-lo visto sem roupa, mas também ter profanado seu quarto, tendo relações com a própria mãe. Quando se apercebeu do que fizera, Cam se prostrou e lamentou seu pecado. Quando Noé acordou, ele soube o que seu filho tinha feito e amaldiçoou o fruto do incesto: "Maldito seja Canaã! Servo dos servos seja para seus irmãos. Bendito seja o Senhor, o Deus de Sem; e seja-lhe Canaã por servo. Aumente Deus a Jafé, e habite ele nas tendas de Sem; e seja-lhe Canaã por servo."[10]

Legado[]

O impacto mais profundo de Cam foi ser um dos três homens que continuaram a humanidade após o dilúvio, sendo o progenitor dos Camitas. Cam foi o antepassado de muitas nações importantes e grupos de pessoas, incluindo os cuxitas, os egípcios, os cananeus, os filisteus, etc.

Referências[]

  1. Gênesis 9:24
  2. Gênesis 5:32
  3. Gênesis 6:5
  4. Judas 1:14,15
  5. Gênesis 6:13, 18
  6. Gênesis 6:14-16
  7. Gênesis 7:11-13
  8. Gênesis 6 2-4
  9. Gênesis 9:22
  10. Gênesis 9:24-27
Advertisement