Wiki Bíblia
Advertisement

Canaã (hebraico: כנען) foi o quarto e último filho de Cam.[1]

Biografia[]

Após o Dilúvio os tempos eram difíceis, com Noé e seus filhos trabalhando em uma terra fértil, mas vazia. Com o tempo, porém, o vinhedo que Noé plantou cresceu e deu uvas, que foram processadas em vinho.

Noé decidiu refrescar-se com o vinho, no entanto, quanto mais ele bebia mais queria beber e, eventualmente, caiu no chão inconsciente. Também Cam e sua mãe beberam do vinho. Eis que "Cam viu a nudez de seu pai", não apenas no sentido de tê-lo de fato visto sem roupas, mas também que Cam invadiu a privacidade do quarto de seus pais e teve relações com sua própria mãe, e juntos conceberam uma criança, Canaã.

Como seus primos, Canaã viveu uma longa vida, vendo o surgimento das cidades construídas por Asshur e Ninrode. Ele pode ter estado lá quando a torre estava inacabada e as pessoas se espalharam em todas as direções. Seu filho Sidom construiria uma cidade na costa do Grande Mar a oeste, enquanto outro filho, Hete, seria o progenitor dos hititas.

Legado[]

Seus descendentes eram os sidônios, os hititas, os jebuseus, os amorreus, os girgaseus, os heveus, os arqueus, os sineus, os arvadeus, os zemareus e os hamateus.[2]

A terra de Canaã é o legado do filho amaldiçoado de Cam. A cidade de Sidom está lá, e várias tribos se levantariam e reivindicariam partes fo fértil vale do Jordão muito antes de Abraão atravessá-lo. Os cananeus seriam uma bênção e uma maldição para os filhos de Abraão. Ele os evitaria quando possível, trabalharia com eles quando necessário, mas recusaria casar seu filho com uma filha daquela terra. Seu neto, Jacó, também não tomou por esposa uma cananeia.

No entanto, os filhos de Jacó procuraram noivas nas cidades entre as tribos dos cananeus. Duas mulheres cananeas, Tamar e Raabe, seriam as progenitoras da dinastia davídica[3]

Referências[]

  1. Gênesis 10:6
  2. Gênesis 10:15-18
  3. Mateus 1:3-5
Advertisement