Wiki Bíblia
Advertisement

Eliú (hebraico: אליהו; "Ele é meu Deus") foi um crítico de e seus amigos. Ele está presente e testemunha o longo diálogo entre Jó, Elifaz, Bildade e Zofar. Ele era filho de Baraquel, descendente de Buz, filho de Naor, irmão de Abraão.

Depois de ouvir a longa conversa, Eliú intervém porque nenhum dos conselhos dos amigos de Jó explica corretamente o propósito de Deus de permitir que ele sofresse. Comparado aos outros, Eliú é muito mais jovem, mas tem uma crença mais correta em Deus do que os "consoladores" de Jó. Devido a isso e à presença de Eliú durante toda a conversa, muitos sugerem que Eliú escreveu o Livro de Jó.

Eliú é apresentado, no final do livro. Ele abre seu discurso com mais modéstia do que os outros consoladores. Eliú se dirige a Jó pelo nome, e suas palavras diferem das dos três amigos em que seus monólogos discutem a Divina Providência, que ele insiste ser cheia de sabedoria e misericórdia.

O prefácio do narrador e as próprias palavras de Eliú em indicam que ele tem ouvido atentamente a conversa entre Jó e os outros três homens. Ele também admite sua condição de não ancião.[1] Como revela o monólogo de Eliú, sua raiva contra os três anciãos era tão forte que ele não conseguia se conter.[2]. Como sua "ira se acendeu", ele critica tanto Jó quanto seus amigos:

"Desejo responder-lhe, a você e aos seus amigos que estão com você."[3]

Eliú afirma que os justos têm sua parcela de prosperidade nesta vida, não menos que os ímpios. Ele ensina que Deus é supremo e que é preciso reconhecer e se submeter a essa supremacia por causa da sabedoria de Deus. Ele extrai exemplos de benignidade, por exemplo, das constantes maravilhas da criação e das estações.

Os discursos de Eliú terminam abruptamente, e ele desaparece "sem deixar vestígios".

Etimologia[]

O etnônimo de seu pai, "buzita", identifica-o como descendente de Buz, filho de Naor e Milca.

Veja também[]

Referências[]

  1. Jó 32:6,7
  2. 32:2–4
  3. Jó 35:4
Advertisement