Wiki Bíblia
Advertisement

"Eis que veio o Senhor entre suas santas miríades, para exercer juízo sobre todas as obras ímpias que impiamente praticaram e acerca de todas as coisas insolentes que ímpios pecadores proferiram contra ele."
— Enoque, Judas 14-15

Enoque (hebraico: חנוך) foi o primeiro filho de Jarede, descendente de Sete, e foi pai de Matusalém[1] e bisavô de Noé. Ele andou nos caminhos de YHWH e foi Seu primeiro profeta. Enoque foi tão irrepreensível em seu caminho que foi levado aos Céus ainda em vida.[2]

História[]

Infância[]

Enoque nasceu no 622º da Criação. Ele foi criado em cavernas e nos campos, ensinado desde cedo a seguir a Lei de Deus.

Do próprio Adão, Enoque ouviu a história da criação do mundo e da humanidade, a queda do homem, o assassinato de Abel por Caim e sobre a vida no Jardim do Éden. Ele participava nos rituais sagrados instituídos por Adão, Eva e Sete para cultuar e honrar ao Deus Altíssimo.

Ministério Profético[]

687 AM, Enoque teve um filho a quem chamou Matusalém. Enoque o amou e foi um bom pai para ele, amando-o profundamente.

Foi por volta dessa mesma época que Enoque começou a profetizar. Deus revelou-lhe vários mistérios, como o destino dos mortos e obras futuras. Enoque compreendeu isso e instou seus contemporâneos a se arrependerem de seus pecados. Ele pregou tanto à descendência de Sete quanto à descendência de Caim, que agora se misturavam.

Ele atuou fielmente por trezentos anos, durante os quais testemunhou a morte de Adão e a liderança de Sete.

Quando Enoque tinha 365 anos Deus o levou aos Céus sem que ele conhecesse a morte, devido a sua fé, piedade e amor. Sua assunção foi algo único, já que nunca antes uma criatura mortal havia ido para o Céu ainda em vida. Esse evento só se repetiria com o profeta Elias, milênios depois.

Curiosidades[]

  • Enoque foi o primeiro ser humano mortal a não passar pela morte, tendo sido transladado antes disso.
  • Ele era pai de Matusalém, o homem mais velho da história da humanidade, e foi bisavô do Profeta Noé.
  • Muito atribui-se a Enoque a autoria do Livro de Enoque, que é um livro fora das Escrituras Sagradas que muitos religiosos insistem em dizer como inspirado. No entanto, esse livro tem muitas profecias falhas que não se cumpriram, tem vários erros cronológicos e muitos conceitos que contradizem os demais livros da Bíblia.

Referências[]

  1. Gênesis 5:21
  2. Gênesis 5:24
Advertisement