Wiki Bíblia
Advertisement

Ismael (hebraico: ישמעאל; "El ouve") foi o primeiro filho de Abraão, o patriarca comum das religiões abraâmicas. Sua mãe era a egípcia Agar.[1] Ele morreu aos 137 anos.[2]

Embora fosse o primogênito de Abraão, não era o filho prometido que Deus lhe daria. Isso aconteceu quatorze anos depois, quando Isaque nasceu. Ismael e sua mãe foram enviados para o deserto, onde ele cresceu aprendendo arco e flecha. Sua mãe arranjou para ele uma esposa egípcia.

Biografia[]

Deus havia prometido a Abrão e Sarai um filho.[3] Eles já eram velhos (Abrão tinha pelo menos 75 anos[4]) quando Deus fez essa promessa. Sarai estava cansada de esperar e pensou que não deveria ser a mãe biológica do filho prometido, então ela fez Abrão dormir com sua serva Agar.[5] Agar engravidou e desprezou Sarai.[6] Sarai tratou Agar com tanta severidade que ela fugiu.[7]

A certa altura, Agar parou em uma fonte no deserto e o Anjo do Senhor aproximou-se dela e perguntou de onde ela vinha e para onde ia. Agar admitiu a ele que estava fugindo de sua senhora, Sarai. O anjo disse a ela para voltar.[8] O anjo disse que ela teria um filho chamado Ismael porque ele a ouviu gritar por socorro. Ishmael seria muito selvagem com todos contra ele.[9]

Ela deu à luz Ismael algum tempo depois; a essa altura, Abrão tinha 86 anos.[10]

Quando Ismael tinha 13 anos,[11] o YHWH veio a Abrão e fez uma aliança com ele - a Aliança da Circuncisão. Deus mudou o nome de Abrão para Abraão e o nome de Sarai para Sara.[12] Esta aliança incluía como sinal da aliança que todo homem da casa de Abraão fosse circuncidado, incluindo Ismael.[13] Foi nessa época que Deus disse a Abraão que Sara seria a mãe do filho prometido.[14] Abraham riu disso e se perguntou como um casal tão velho poderia ter filhos. Então ele disse que queria que Ismael vivesse sob a bênção de Deus. Deus disse que Sara ainda teria um filho, e Ismael seria abençoado, embora fosse com o futuro filho de Sara que a aliança de Deus seria estabelecida. Depois que Deus terminou de falar com Abraão, Ele voltou para o céu, então Abraão circuncidou todos os homens de sua casa.[15]

No ano seguinte, Sara deu à luz um filho, a quem deram o nome de Isaque. Isaque foi circuncidado de acordo com a aliança no oitavo dia. Ismael tinha cerca de 14 anos quando Isaque nasceu, e Abraão tinha 100 anos.[16]

Algum tempo depois, quando Isaque foi desmamado, Abraão deu um grande banquete. Sara pegou Ismael zombando de Isaque e exigiu que Abraão se livrasse de Agar e Ismael. Isso angustiou Abraão, mas Deus lhe disse para não se afligir. Então Ele disse para ouvir Sarah e reconfirmou Sua promessa. Na manhã seguinte, Abraão preparou provisões e as deu a Agar e Ismael e as mandou embora.[17]

Por fim, o odre de água que Abraão lhes deu acabou. Agar escondeu seu filho debaixo de um arbusto e saiu porque ela não queria ver Ismael morrer. Ela e Ismael choraram. Deus ouviu Ismael chorando e o Anjo do Senhor chamou Agar do céu e disse a ela para não ter medo, pois Deus ouviu Ismael chorando. Ele então ordenou que ela levantasse Ismael e o pegasse pela mão, e ele prometeu fazer de Ismael uma grande nação. Então Deus abriu os olhos de Agar e ela viu um poço. Ela então encheu o odre com água e deu um pouco a Ismael.[18]

Referências[]

  1. Gênesis 16:3
  2. Gênesis 25:17
  3. Gênesis 15
  4. Gênesis 12:4
  5. Gênesis 16:1-3
  6. Gênesis 16:4
  7. Gênesis 16:5,6
  8. Gênesis 16:5-9
  9. Gênesis 16:11-12
  10. Gênesis 16:15-16
  11. Gênesis 17:25
  12. Gênesis 17:5, 15
  13. Gênesis 17:10-11
  14. Gênesis 17:16
  15. Gênesis 17:17-27
  16. Gênesis 21:1-7
  17. Gênesis 21:8-14
  18. Gênesis 21:15-19
Advertisement