Wiki Bíblia
Advertisement

"Ouvi a minha voz; vós, mulheres de Lameque, escutai as minhas palavras; porque eu matei um homem por me ferir, e um jovem por me pisar. Porque sete vezes Caim será vingado; mas Lameque será vingado setenta vezes sete."
— Lameque[1]

Lameque foi um descendente de Caim conhecido por ter sido o primeiro homem a praticar a poligamia.

Gênesis 4:24

História[]

Lameque nasceu, cresceu e viveu na Terra de Node, em meio a grandes cidades. Ele era filho de Metusael. Ele foi casado com duas mulheres ao mesmo tempo: Ada e Zilá. Com Ada ele foi pai de Jabal e Jubal, com Zila ele foi pai de Tubalcaim e Naamá.

Um dia, sendo Lameque cego, saiu para caçar com Tubalcaim, seu filho. Lameque ouviu o que pensou ser um animal, ele verificou com seu filho para saber se de fato era um animal, mas Tubalcaim enganou seu pai, fazendo com que Lameque matasse seu antepassado. Quando percebeu o que fez, Lameque lamentou a morte de Caim e disse que assim como Caim seria vingado sete vezes, ele seria vingado setenta vezes sete.[2]

Curiosidades[]

  • Lameque foi o assassino de Caim.
  • Embora fosse descendente de Caim, Lameque não foi um homem completamente mau, pois lamentou a morte de Caim e do rapaz a quem matou e sentiu remorso e arrependimento.
  • Lameque foi o primeiro polígamo e o primeiro poeta da terra também.
  • Seus filhos foram inventores que marcaram significantemente a história da humanidade.
  1. Gênesis 4:23,24
  2. Gênesis 4:24
Advertisement