Wiki Bíblia
Advertisement

Levi (hebraico: לוי; "juntou") foi o terceiro filho de Jacó e Lia.[1] Ele recebeu esse nome porque Lia esperava que seu marido se apegasse a ela. Ele foi o avô e bisavô de Moisés, o libertador do povo hebreus, e de Arão, o primeiro sumo sacerdote de Israel.

Etimologia[]

Levi recebeu seu nome, que significa "[ele] juntou", por causa da esperança de Lia de que o nascimento dele faria com que Jacó se juntasse a ela na mesma tenda, já que a cama dele ficava na tenda de Raquel.

Biografia[]

Diná e Siquém[]

Quando Levi tinha uns 20 anos, Diná, sua irmã, foi até Siquém visitar as mulheres locais quando foi levada à força e estuprada por Siquém, filho de Hamor, o heveu. Depois disso, ele pediu a seu pai que lhe conseguisse Diná como esposa.[2]

Hamor foi até Jacó tratar do assunto, alegando que seu filho havia se apaixonado pela moça e queria se casar com ela. Ele também disse que os dois povos poderiam se unir para se tornarem um só e que poderiam pedir qualquer coisa, desde que Siquém desposasse Diná.[3]

Os filhos de Israel responderam que o casamento só poderia acontecer seu todos os homens da cidade fossem circuncidados. Hamor convenceu seu povo, e todos foram circuncidados.[4]

No entanto, quando os siquemitas ainda se recuperam do processo, Levi e Siquém pegaram em armas e atacaram a cidade, matando todos os homens. Então os outros irmãos se apressaram a saquear todos os rebanhos e bens, e mulheres e crianças da cidade.[5]

Devido a este ato de violência, quando Jacó estava concedendo suas bênçãos ele disse:

Simeão e Levi são irmãos; suas espadas são instrumentos de violência. Que minha alma não participe de suas maquinações, nem meu coração jamais se associe às suas reuniões! Porque em sua cólera mataram homens e em seu furor enervaram touros. Maldita cólera que os levou à violência, maldito furor que os induziu à crueldade! Hei de dispersá-los em Jacó, hei de espalhá-los em Israel.[6]

Conspiração contra José[]

Referências[]

  1. Gênesis 29:34
  2. Gênessi 34:1-4
  3. Gênesis 34:6-12
  4. Gênesis 34:13-24
  5. Gênesis 34:25-29
  6. Gênesis 49:5-7
Filhos de Jacó por mulher e ordem de nascimento
Lia Rúben (1)  •  Simeão (2)  •  Levi (3)  •  Judá (4)  •  Issacar (9)  •  Zebulom (10)  •  Diná (11)
Raquel José (12)  •  Benjamin (13)
Bila (5)  •  Naftali (6)
Zilpa Gade (70  •  Aser (8)
Advertisement