Wiki Bíblia
Advertisement

Naassom (hebraico: נחשון) foi um líder da Tribo de Judá durante a peregrinação pelo deserto. Ele foi o pai de Salmon e cunhado de Arão.

Biografia[]

Naassom nasceu de Aminadabe, filho de Rão, durante o período de escravidão dos hebreus no Egito. Ele tinha uma irmã chamada Eliseba, que se casou com Arão. Em algum momento durante os últimos vinte anos de escravidão, ele teve um filho chamado Salmon.

Depois que Israel foi libertado do Egito, Naassom foi feito o primeiro chefe da Tribo de Judá. Assim, ele lideraria sua tribo durante o combate e também seria responsável por julgar certos casos que envolvessem membros da tribo.

Chefe de Judá[]

Quando o Tabernáculo foi concluído, os chefes de Israel foram obrigados a oferecer sacrifícios em nome de suas tribos. Naassom deu a oferta exigida:

A oferta dele foi um prato de prata de um quilo e quinhentos e sessenta gramas e uma bacia de prata para as aspersões de oitocentos e quarenta gramas, ambos pesados com base no peso padrão do santuário, cada um cheio da melhor farinha amassada com óleo como oferta de cereal; uma vasilha de ouro de cento e vinte gramas, cheia de incenso; um novilho, um carneiro e um cordeiro de um ano como holocausto; um bode como oferta pelo pecado; e dois bois, cinco carneiros, cinco bodes e cinco cordeiros de um ano para serem oferecidos como sacrifício de comunhão.[1]

"No primeiro dia do segundo mês do segundo ano, depois que os israelitas saíram do Egito."[2] O Senhor ordenou que um censo fosse realizado em Israel. Ele instruiu e Arão a delegar tarefas aos chefes de cada tribo.[3] Nassom então supervisionou a realização do censo.

Algum tempo depois do censo, as Tribos de Israel foram delegadas para diferentes locais ao redor do Tabernáculo. A tribo de Judá recebeu uma localização oriental para o Tabernáculo junto com as tribos de Issacar e Zebulom.[4]

Morte[]

Após a atribuição de locais ao redor do Tabernáculo, não há mais menção direta de Naassom. É provável que ele tenha permanecido como chefe de Judá por algum tempo, embora nenhuma certeza possa ser inferida. Naassom pode ter sido o chefe tribal quando os chefes colocaram seus cajados diante do Tabernáculo. Neste caso, Naassom teria dado seu próprio cajado.

É sabido com certeza que Naassom estava entre os israelitas originais que deixaram o Egito, então ele teria morrido em algum momento durante os quarenta anos de peregrinação e antes do segundo censo.

Referências[]

  1. Números 7:13-17
  2. Números 1:1
  3. Números 1:1-4
  4. Números 2:3-9
Advertisement