Wiki Bíblia
Advertisement

Noé (Hebraico:נֹחַ‎‎; Siríaco: ܢܘܚ; Amárico: ኖህ; Árabe: نُوح; Grego Antigo: Νῶε) foi o primeiro filho de Lameque[1] e pai de Sem, Cam e Jafé.[2] Ele foi escolhido por Deus para construir a Arca que protegeu ele e sua família do Dilúvio.[3]

Etimologia[]

Ele foi nomeado Noé, que significa "descanso", pois seu pai tinha a esperança de uma vida melhor no futuro onde os justos viveriam em descanso junto a YHWH.[4]

História[]

Noé nasceu quando seu pai Lameque tinha 182 anos e seu avô Matusalém tinha 369 anos.[5] Ele aprendeu sobre a Criação, o Jardim do Éden, a queda do homem e a morte de Abel e mais de Matusalém, que aprendera diretamente com Adão e Eva, os primeiros humanos.

Quando ele nasceu, os grandes líderes como Adão, Eva, Sete e Enoque já não estavam mais entre os vivos, com os dois primeiros mortos há 126 anos e Sete há 14, enquanto Enoque fora levado ao Céu há 69 anos. A humanidade estava cheia de perversidade e iniquidade. A descendência de Sete, que vivia em cavernas e no campo, começou a se casar com a descendência de Caim, que viva nas cidades, e eles abandonaram à Deus e seguiram seus próprios prazeres e deuses falsos. Era uma tarefa árdua e cansativa permanecer firme no caminho de Deus.

Com o passar dos anos, Noé cresceu e viu a iniquidade crescer cada vez mais, vendo seus tios, primos e até irmãos deixaram Deus e ir cultuar o barro, a pedra e a madeira.

Noé demorou para se casar, pois ele sabia que YHWH destruiria a raça humana por causa de sua corrupção, então ele se negou a casar e ter filhos pois não queria que eles perecessem. No entanto, Deus ordenou-lhe que se casasse para que sua descendência pudesse repovoar a Terra após o Dilúvio. Assim Noé se casou com Naamá, filha de Lameque, descendente de Caim.

Construção da Arca[]

Quando Noé tinha 480 anos de idade, o Senhor revelou a ele que a corrupção da humanidade havia atingido um ponto tal que Ele decidiu destruir a humanidade.[6] No entanto, Noé achou graça aos olhos de Deus,[7] pois era fiel e andava nos caminhos do Senhor. Por causa disso, Deus ordenou que Noé construísse um navio de grande tamanho para que ele e sua família pudessem se abrigar dentro enquanto o Senhor cobriria o mundo com a água.[8]

Trabalhando com base em planos fornecidos por YHWH,[9] toras foram aplainadas em vigas e tábuas, e um revestimento impermeabilizante foi criado queimando as sobras e cozinhando as cinzas na seiva da árvore. Ao longo de 120 anos, Noé construiu a arca, tendo demorado mais do que o necessário para tentar convencer os pecadores a se arrepender e a crer no Deus Vivo, o que acabou sendo infrutífero.

Dilúvio[]

Nas semanas antes de o Dilúvio começar, Noé e seus filhos cuidaram dos milhares de animais que se dirigiam à arca e também carregaram os suprimentos necessários. No dia em que o Dilúvio começou, Naamá, seus filhos e suas esposas rapidamente entraram na arca, Noé, porém, esperou a ordem direta do Senhor. Durante quarenta dias e quarenta noites a chuva caiu sobre a face da terra.[10]

Pós-Dilúvio[]

Algum tempo após o fim do dilúvio, Noé plantou uma vinha. E eis que, passados alguns anos, criou Noé o vinho e dele bebeu para se refrescar, no entanto, tanto ele bebeu que caiu no chão sem consciência. Também Naamá e Cam beberam e "Cam viu a nudez de seu pai", não apenas por tê-lo visto sem roupa, mas também por ter profanado seu quarto, tendo relações com a própria mãe. Quando Cam percebeu o que fizeram, ele lamentou enormemente seu pecado. Quando Noé acordou e soube o que seu filho fizera, ele amaldiçoou o fruto do incesto: "Maldito seja Canaã! Servo dos servos seja para seus irmãos. Bendito seja o Senhor, o Deus de Sem; e seja-lhe Canaã por servo. Aumente Deus a Jafé, e habite ele nas tendas de Sem; e seja-lhe Canaã por servo."[11]

Referências[]

  1. Gênesis 5:28
  2. Gênesis 5:32
  3. Gênesis 6:14
  4. Gênesis 5:29
  5. Gênesis 5:25-29
  6. Gênesis 6:13
  7. Gênesis 6:8
  8. Gênesis 6:14-16
  9. Gênesis 5:15,16
  10. Gênesis 7:11-13
  11. Gênesis 9:20-27
Adão a Davi
Criação ao Dilúvio Adão  •  Sete  •  Enos  •  Cainã  •  Maalaleel  •  Jarede  •  Enoque  •  Matusalém  •  Lameque  •  Noé  •  Sem
Pós Dilúvio Sem  •  Arfaxade  •  Selá  •  Héber  •  Pelegue  •  Reú  •  Serugue  •  Naor  •  Terá  •  Abraão  •  Isaque  •  Jacó
Tribo de Judá ao reino Judá  •  Perez  •  Esrom  •  Rão  •  Aminadabe  •  Naassom  •  Salmon  •  Boaz  •  Obede  •  Jessé  •  Davi
Advertisement