Wiki Bíblia
Advertisement

Raquel (hebraico: רחל) era a filha mais nova de Labão e foi a segunda esposa de Jacó. Sua tia Rebeca era a mãe de Jacó.

Biografia[]

Raquel, que era pastora, encontrou Jacó pela primeira vez quando ela estava cuidando das ovelhas de seu pai. Jacó viu sua grande beleza e ficou encantado com ela. Depois Jacob expressou seu amor a Rachel por um beijo. Raquel, portanto, contou a seu pai essas coisas, pois ela presumivelmente também amava Jacó. Labão permitiu que Jacó ficasse com ele e Raquel por um mês e foi planejado que Jacó trabalhasse para ele. Quando Labão perguntou a seu sobrinho qual seria seu salário, Jacó prometeu que trabalharia para ele por sete anos em troca de se casar com Raquel. Labão achou mais apropriado dar Raquel a Jacó do que a qualquer outra pessoa, então ele concordou com a promessa e Jacó trabalhou para manter seus rebanhos. Quando os sete anos terminaram, Labão deu um banquete a Jacó, mas como Raquel era a filha mais nova de sua irmã mais velha, Lia, não era costume no país de Labão casar a filha mais nova antes da mais velha. Assim, Jacó teve que trabalhar por mais sete anos para ter Raquel.[1]

Labão permitiu que Jacó e Raquel se casassem antes que a servidão por contrato terminasse, mas o trabalho ainda tinha que continuar. Rachel sendo o alvo principal para o casamento de Jacó foi amada mais do que Lia. Deus, vendo que Jacó não demonstrou amor a Lia, permitiu que ela tivesse filhos, deixando Raquel sem filhos.[2] Rachel estava com ciúmes de sua irmã ter dado à luz a quatro filhos, então ela deu sua serva Bila a Jacob como concubina, a fim de construir uma linhagem familiar para si mesma. Bila teve e Naftali com Jacó. Com ciúmes, Lia fez o mesmo dando sua serva Zilpa a Jacó. Zilpa deu à luz a Gade e Aser. Por fim, depois que um dos filhos de Lia, Rúben colheu algumas mandrágoras no campo, Raquel pediu-as a sua irmã, mas Lia exigiu algo troca. Portanto, Rachel prometeu a Leah que ela poderia se deitar com Jacó durante a noite. Finalmente, Deus lembrou-se de Raquel e permitiu que ela desse à luz um filho. Ela o chamou de José na esperança de que Deus lhe desse outro.[3]

Alguns anos depois, Jacó pediu para ser libertado, pois seu período de servidão havia terminado. Raquel e sua irmã conversaram com Jacó sobre a atitude de Labão em relação a Jacó e revelaram seu mandamento de Deus de viajar para outro lugar. Raquel e Lia ficaram chateadas porque seu pai havia gastado tudo o que Jacó havia "pago" por elas, o que por direito era delas, não dele, e por isso, quando eles saíram, Raquel roubou os terafins de seu pai. Labão com raiva os perseguiu quando a família fugiu e alcançou Jacó, que garantiu que eles não tinham nada dele, mas não sabia do fato de que Raquel havia roubado seus ídolos. Labão revistou suas tendas, incluindo a de Raquel. Rachel tinha os ídolos roubados em um alforje e estava sentada nele alegando que estava passando por seu período (de sete dias de impureza).[4]

Referências[]

  1. Gênesis 29:9-30
  2. Gênesis 29:30-35
  3. Gênesis 30:1-24
  4. Gênesis 31:4-35
Advertisement