Wiki Bíblia
Advertisement

Sem (hebraico: שם) foi o segundo dos três filhos de Noé, seus irmãos eram Cam e Jafé. Sem foi o progenitor dos semitas, de onde provém os hebreus. Ele foi pai de Elão, Assur, Arfaxade, Lude e Arã, bem como de várias filhas. Ele viveu até os 600 anos, sobrevivendo a Abraão e os primeiros cinquenta de Isaque.

Ele pode ter sido o mesmo que Melquisedeque, rei de Salém. A evidência é circunstancial, mas foi aceita por escritores judeus no primeiro século DC.

Biografia[]

Sem nasceu para Noé e Naamá no 1558º ano, quando Noé tinha 502 anos. Seu irmão mais velho era Jafé, e o mais novo era Cam. Quando eles nasceram os tempos eram ruins, com a violência, a iniquidade e a perversidade sendo comuns. Fazia mais de 500 anos desde que Enoque havia previsto sobre o desastre vindouro e Noé tentou avisar seus contemporâneos, mas estes fizeram-se de moucos, preferindo suas vidas de conforto e luxúria a uma vida de arrependimento e entrega ao Senhor. À medida que Sem e seus irmãos cresciam, Noé já estava reunindo os materiais para construir a arca. Assim que Sem cresceu, ele começou a ajudar seu pai. Em algum momento antes do dilúvio, Sem se casou com Salit, a mais nova das filhas de Matusalém.

Construção da Arca[]

Por volta do ano de 1590, Sem, Cam e Jafé começaram a ajudar a construção da arca. Foi necessária uma grande extensão de terra perto da costa para plantar e derrubar as árvores necessárias para construir a arca. Trabalhando com base em planos fornecidos pelo próprio YHWH, toras foram aplainadas em vigas e tábuas, e um revestimento impermeabilizante foi criado queimando as sobras e cozinhando as cinzas na seiva da árvore. Ao longo de mais de um século, Noé construiu um dos maiores barcos de todos os tempos.

A última coisa a ser construída foi uma única porta grande o suficiente para que qualquer animal terrestre pudesse entrar na arca. Uma vez que estava no lugar, os animais começaram a chegar de todas as partes. Alguns provavelmente eram desconhecidos de Sem, mas outros eram mais familiares.

Dilúvio e depois[]

Quando Deus anunciou o Dilúvio, Sem e seus irmãos e suas esposas e sua mãe entraram na arca, mas Noé esperou até que Deus ordenasse expressamente. Eles tiveram de suportar a vida na arca por mais de um ano até que a água começou a diminuir, e então eles viveram no Monte Ararate. Algum tempo depois, Noé plantou uma videira e tomou vinho para se refrescar, no entanto, tanto ele tomou que caiu em inconsciência. Também Naamá, esposa de Noé, e Cam, seu filho, haviam tomado do vinho, e eis que "Cam viu a nudez de seu pai", não apenas tendo-o visto sem roupa, mas também profanando seu quarto, tendo relações com a própria mãe. Quando Noé acordou e soube do que ocorrera, ele amaldiçoou Canaã, o fruto do incesto, declarando que ele seria "servo dos servos" de seus irmãos.[1]

Religião de Sem[]

Pelo que se pode inferir do texto, Sem confiou em seu pai quando a arca estava sendo construída. Noé é conhecido por ter sido um pregador da justiça, e todos os seus filhos e suas esposas o seguiram até a arca. Sem seria o filho de quem descenderia a linhagem escolhida pelo Senhor.

Filhos[]

O primeiro filho listado de Sem, e talvez seu primogênito, era Elão, que pode ser traduzido como "eternidade". O segundo era Assur, que significa "Abençoado". No segundo ano após o dilúvio nasceu Arfaxade, que significa "Luz dos desbravadores". O quarto foi Lude, cujo significado é atualmente desconhecido. O quinto foi Arã, que significa "elevado".

Na época da dispersão de Babel, parece que Sem se estabeleceu na terra de Canaã, seu sobrinho. Um século ou dois depois, o rei Melquisede encontrou-se com Abrão. Visto que Sem morreu 502 anos após o dilúvio e Abrão nasceu 352 após o dilúvio, os dois podem ter se conhecido. Tendo vivido com Noé e sobrevivido ao dilúvio, Sem tinha conhecimento sobre Deus e Seu poder, e pode ter ensinado o que sabia a Abrão.

Morte[]

Após o dilúvio e a dispersão, nada mais se sabe definitivamente sobre sua vida. É possível que Sem tenha sido o rei-sacerdote Melquisedeque. Sabe-se que ele morreu com 600 anos.[2]

Referências[]

  1. Gênesis 9:20-27
  2. Gênesis 11:10,11
Adão a Davi
Criação ao Dilúvio Adão  •  Sete  •  Enos  •  Cainã  •  Maalaleel  •  Jarede  •  Enoque  •  Matusalém  •  Lameque  •  Noé  •  Sem
Pós Dilúvio Sem  •  Arfaxade  •  Selá  •  Héber  •  Pelegue  •  Reú  •  Serugue  •  Naor  •  Terá  •  Abraão  •  Isaque  •  Jacó
Tribo de Judá ao reino Judá  •  Perez  •  Esrom  •  Rão  •  Aminadabe  •  Naassom  •  Salmon  •  Boaz  •  Obede  •  Jessé  •  Davi
Advertisement