Wiki Bíblia
Advertisement

A Serpente era "o mais astuto de todos os animais selvagens que o Senhor tinha criado" e foi usada pelo Maligno para levar à queda de Adão e Eva.

Quando Eva estava perto da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal, a serpente se aproximou dela e a tentou a comer do fruto da árvore. Vendo que Eva estava relutante, a serpente pegou um dos fruto e colocou-o em suas mãos e lembrou-a de suas próprias palavras: "Não comam do fruto da árvore que está no meio do jardim, nem toquem nele; do contrário vocês morrerão."[1] Mostrando a Eva que ela não tinha morrido, embora tivesse tocado no fruto, a serpente disse que comer não seria um mal maior. Assim Eva foi convencida e decidiu comê-lo. Como Adão viu que Eva não havia morrido, ele repetiu o erro de sua esposa.[2]

Deus estava andando no jardim e Adão e Eva ouviram seus passos e se esconderam d'Ele. No entanto, Deus os chamou e questionou-os sobre sua desobediência a Sua ordem. Adão, ao invés de assumir sua culpa, acusou a mulher, e Eva contou que fora tentada pela serpente. Então Deus puniu a serpente dizendo: "Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo! Sobre o teu ventre andarás, e do pó comerás todos os dias da tua vida. E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e a dela: esta lhe ferirá a cabeça e você lhe ferirá o calcanhar."[3] Visto que havia sido empregada como o intermediária de Satanás, a serpente devia participar da visitação do juízo divino. Da mais linda e admirada das criaturas do campo, tornar-se-ia na mais rasteira e detestada de todas elas, temida e odiada tanto pelo homem como pelos animais.

Referências[]

  1. Gênesis 3:3
  2. Gênesis 3:6
  3. Gênesis 3:14,15
Advertisement