Wiki Bíblia
Advertisement

Simeão (hebraico: שמעון; "ele ouve") foi o segundo dos seis filhos de Jacó e Lia. Ele nasceu em Padã-Arã.

Etimologia[]

Simeão recebeu seu nome, que significa "ele ouve", porque Lia entendeu seu nascimento como indicativo de que YHWH tinha ouvido que ela era desprezada e lhe deu um filho para que Jacó a amasse mais.[1]

Biografia[]

Estupro de Diná e massacre de Siquém[]

Quando Simeão tinha 20 e poucos anos, sua irmã, Diná, foi até Siquém visitar as mulheres da locais quando foi seduzida por Siquém, filho de Hamor, o heveu. Então, abusou de Diná e "falou-lhe com ternura." e pediu a seu pai que lhe conseguisse Diná como esposa.[2]

Assim Hamor foi até Jacó conversar sobre o assunto, dizendo que Siquém havia se apaixonado por Diná e queria se casar com ela. Ele também disse que o povo de Jacó poderia se unir aos siquemitas e se tornarem um só povo. Siquém, que também estava lá, disse que poderia pedir qualquer preço de noiva bem como qualquer outra coisa, desde que lhe dessem Diná como esposa.[3]

Simeão e seus irmãos falaram com engano e disseram que Diná só poderia se casar com Siquém se ele e todo o seu povo fossem circuncidados.[4] Hamor convenceu seu concidadãos, e todo homem de Siquém foi circuncidado.[5]

No entanto, três dias depois, Simeão e Levi pegaram suas armas e mataram todos os homens de Siquém.[6] Então os outros filhos de Jacó saquearam a cidade, levando as ovelhas, os bois e os jumentos de seus campos, bem como os bens das casas e também as mulheres e as crianças.[7]

Devido a este ato de violência, quando Jacó estava concedendo suas bênçãos ele disse:

Simeão e Levi são irmãos; suas espadas são instrumentos de violência. Que minha alma não participe de suas maquinações, nem meu coração jamais se associe às suas reuniões! Porque em sua cólera mataram homens e em seu furor enervaram touros. Maldita cólera que os levou à violência, maldito furor que os induziu à crueldade! Hei de dispersá-los em Jacó, hei de espalhá-los em Israel.[8]

Conspiração contra José[]

Referências[]

  1. Gênesis 29:33
  2. Gênesis 34:1-4
  3. Gênesis 34:6-12
  4. Gênesis 34:13-17
  5. Gênesis 34:18-24
  6. Gênesis 34:25,26
  7. Gênesis 34:27-29
  8. Gênesis 49:5-7
Filhos de Jacó por mulher e ordem de nascimento
Lia Rúben (1)  •  Simeão (2)  •  Levi (3)  •  Judá (4)  •  Issacar (9)  •  Zebulom (10)  •  Diná (11)
Raquel José (12)  •  Benjamin (13)
Bila (5)  •  Naftali (6)
Zilpa Gade (70  •  Aser (8)
Advertisement