Wiki Bíblia
Advertisement

"Então saiu Caim da presença do Senhor, e habitou na Terra de Node, a leste do Éden."
— Moisés, Genesis 4:16

A Terra de Node foi tecnicamente a primeira nação da terra e primeiro centro urbano mundial que houve, de acordo com a Bíblia Sagrada.

Etimologia[]

O nome "Node", no hebraico, significa: "Vagar", indicando que Caim vagou até lá, vivendo inicialmente como nômade até se estabelecer naquele lugar, após ter sido amaldiçoado por Deus.

História[]

Fundação:[]

A Terra de Node foi fundada entre 3894 A.C e 3764 A.C por Caim. Após ter sido expulso de seu lar por ter assassinado seu irmão Abel, ele foi morar com sua esposa na região que até então era inabitada. Lá, ele teve com ela um filho chamado Enoque, construiu uma das primeiras casas da terra e também construiu o primeiro centro urbano, construiu a primeira cidade do mundo, cuja qual ele batizou de '' Enoque '', em homenagem ao seu querido filho. Lá, Caim viveu e habitou até a sua morte, não seguindo a vontade de Deus, mas somente a mandamentos humanos que eram de sua própria vontade.

A população de Node cresceu e cresceu, pois os descendentes de Caim começaram a nascer e foram viver lá. Node logo se tornou o primeiro país da terra, tendo a cidade de Enoque como sua provável capital.

Anos Finais:[]

Com o tempo, após a morte de Caim, a população local passou a ser constituída também por descendentes de Sete que passavam a morar ali após se casar com as filhas de Sete. Logo, toda a população mundial passou a viver em Node, exceto Noé e sua família, que permaneceram em cavernas servindo ao Senhor.

Destruição:[]

No dia 17 do segundo mês de 2238 A.C (26 de Junho), após mais de 1530 anos de existência, a Terra de Node foi completamente destruída para sempre junto com toda a população mundial pelo Dilúvio. Somente Noé e sua família sobreviveram à tragédia, estando eles na arca.

Geografia[]

Pouco sabemos a respeito da geografia do lugar verdadeiramente. A Bíblia descreve somente que ela se localizava à leste do Éden, mas não sabemos onde ela se localiza no mapa atual. Nós sabemos que naquela época os continentes não eram divididos ainda, mas era unidos na chamada Pangeia e foram desunidos com o Dilúvio. Portanto, podemos presumir que aquele grande país ocupava a maior parte do mundo até então conhecido e não havia nenhum país além desse. Para a questão do clima e meio-ambiente da época, consulte O Dilúvio

Demografia[]

População:[]

No início e em sua fundação, a população de Node era mínima, sendo somente uma única família irrisória. Com o tempo, a descendência de Caim foi aumentando e consequentemente a população de Node também. Na época de Enoque, a população de Node já compunha a maior parte da população mundial. Já após ele ser transladado, os descendentes de Sete, em sua maioria, migraram massivamente para Node para viverem com suas novas esposas, que eram as filhas de Caim, aumentando consideravelmente a população local. Na época de Noé, 99% da população mundial da época já vivia em Node.

Prova disso é que, em 2358 A.C, quando Noé foi convocado para ir pregar o evangelho a todo mundo, somente ele, seu pai e seu avô Matusalém não viviam em Node e permaneciam vivendo em cavernas, enquanto todo o restante das pessoas do mundo viviam lá. Em 2238 A.C, no dia em que o Dilúvio ocorreu, a situação era praticamente a mesma: 99% da população mundial vivia em Node, tendo somente Noé, sua esposa, seus filhos e suas noras ainda vivendo em cavernas e afastados da civilização. Naquele ano também havia Jabal que não vivia em um ponto fixo do país, mas vivia como um comerciante nômade. Mas presume-se que ele viva mais dentro de Node do que fora do país, já que 99% da população mundial e de seus potenciais clientes viviam ali.

De qualquer forma, apesar da taxa populacional ser bem alta, a taxa de mortalidade também devia ser. Quando Caim fundou Node, nos primeiros séculos daquele lugar, a taxa de crimes local era equivalente a zero e a maioria das pessoas morriam de causas naturais após vários séculos de existência. Isso é porque todos viram o resultado do assassinato presente na vida de Caim, e tanto Caim como seus descendentes inicialmente não queriam repetir essa prática.

Após a morte de Caim e de um outro rapaz nas mãos de Lameque, o homicídio deixou de ser visto pela população local como algo ruim e a exemplo de Lameque, que era um gênio perverso, muitos passaram a praticar amplamente o assassinato, sendo esse um passo importante para a completa corrupção e perversão da humanidade. Com a criação do ferro, e consequentemente das primeiras armas de guerra, por Tubalcaim, a taxa de mortalidade só aumentou. A taxa de mortalidade de Node era extremamente alta, tão alta que se Deus não tivesse matado quase toda a humanidade através do Dilúvio, a própria humanidade teria dado fim à si mesma através da violência, do pecado e da teimosia.

Religião:[]

Caim, podemos dizer que foi o primeiro deísta. O Deísmo é uma crença de que Deus existe, de que Deus é real e criou o mundo, mas que simplesmente o abandonou e parou de atuar nele. Caim conversou com Deus e viu Deus agir, mas depois de sua punição ele passou a viver como se Deus não estivesse mais vigiando esse mundo.

Todos os descendentes de Caim também eram deístas. Eles não eram céticos quanto à existência de Deus, eles criam no Deus Verdadeiro, com base no testemunho de seus antepassados e na testemunha dos eventos do passado silenciosa que era o Jardim do Éden a oeste deles. Contudo, eles achavam que Deus não se fazia mais presente e não atuava mais em meio a humanidade. Por isso, eles se entregaram à perversão, deixando de adora-lo, transgredindo o Sábado, não sacrificando cordeiros, matando, roubando, adulterando e cometendo muitos crimes e maldades. Uma prova disso é que durante os apelos de Noé nas décadas antes do Dilúvio, a população mundial não creu que Deus destruiria a terra com o Dilúvio, como se Deus não estivesse mais presente, não fosse mais atuar ou se preocupar com os eventos ocorridos na terra e nem puni-los por seus vis pecados.

Língua e Composição Étnica[]

Como o mundo ainda não tinha sido dividido pelo evento da Torre de Babel, não haviam diversas etnias e nem outras línguas. Toda a população mundial era da mesma etnia (Atualmente desconhecida) e da mesma língua (Atualmente desconhecida, embora presuma-se que seja o acadiano).

Na época anterior ao Dilúvio, 100% da população de Node era deísta. E quando o Dilúvio ocorreu, 100% desta também era Deísta, restando somente Noé e sua família no grupo dos monoteístas ainda restantes que foram salvos da morte pelo seu Deus.

Governo e Política[]

Essa parte nos é totalmente desconhecida atualmente. Como Caim foi quem a construiu, presume-se que ele tenha sido seu primeiro governante e que tenha governado como chefe tribal, mas não podemos afirmar isso com 100% de certeza. Não conhecemos nenhum de seus governantes e nem seu estilo de governo. A Bíblia também não descreveu isso, já que isso não é nenhum pouco relevante.

Economia[]

Agricultura[]

A agricultora era o principal pilar e a base da economia do Mundo Antediluviano. Adão era agricultor e todos os seus descendentes e habitantes do Mundo Antediluviano eram agricultores, exceto alguns dos filhos de Lameque. Como todo o solo do mundo ainda recentemente corrompido daquele tempo era muito fértil e rico em metais preciosos, combinado com o fato de que todos os seres humanos naquele tempo eram herbívoros, a agricultora passou a ser praticada amplamente em todo o mundo antes do Dilúvio e um pouco menos depois do Dilúvio também.

Comercio e Criação de Animais[]

Inicialmente o comércio não existia no Mundo Antediluviano, por conta da agricultura ser basicamente de subsistência e todos produziam somente para si e para a sua família. Os únicos que criavam animais eram os descendentes de Sete, que viviam afastados dos centros urbanos em cavernas, mas eles não usufruiam dos cordeiros criados para eles mesmos, mas somente os criavam para poder sacrifica-los mais tarde como uma forma de simbolizar o sacrifício de Cristo e para a remissão de pecados.

Contudo, nos anos finais daquela nação tudo mudou com as ideias de Jabal, que viu as vantagens que os animais proporcionavam e passou a cria-los, bem como se tornou o primeiro comerciante nômade e revolucionando o mercado de trabalho e o estilo de vida da população ao vender para todos coisas como leite e couro animal.

Sociedade, Cultura e Estilo da Vida[]

Como a própria Bíblia deixa claro, a sociedade daquele tempo estava corrompida e era composta por pessoas más. Desde o início, os descendentes de Caim viviam sem necessidade de Deus, trabalhando todos os dias da semana e não cultuavam à Deus. Sabe-se que, para ter casas, era necessário que houvesse propriedade privada. Não sabemos muito sobre o seu estilo de vida, mas sabemos que os seres humanos daquele tempo eram muito hábeis e inteligentes. E devido a somente homens seres listados nas cronologias e genealogias equivalente àquele tempo, supõem-se que a sociedade era patriarcal, tal qual a do mundo pós-diluviano inicialmente.

Por conta da influência cultural de Lameque e de seus filhos, os habitantes da Terra de Node se tornaram hábeis apreciadores da poesia e da música. O casamento era monogâmico inicialmente como foi o de Adão, mas com o tempo a poligamia e a bigamia se tornaram comuns, bem como a prática do adultério e da fornicação pela maioria, senão todos os jovens que descendiam de Caim. Nos seus anos finais, o assassinato, o homicídio, as famílias desestruturadas e os furtos, roubos e latrocínios se tornaram comuns. Contudo, mesmo sendo uma sociedade muito corrompida, ela era menos corrompida que a dos dias atuais.

Todos os seres humanos eram vegetarianos ainda, não consumiam carne, e portanto viviam muito mais tempo. As drogas como o café, o ópio, a maconha, a cocaína, o tabaco, nicotina e bebidas alcoólicas não eram consumidas por ninguém naquele tempo, pois não haviam sido descobertas. Isso mostra que mesmo a sociedade sendo corrompida e depravadas, eles pelo menos prezavam e cuidavam bem de sua saúde, cuidando mais bem dela do que 99% da população mundial atual, motivo esse deles viverem tanto. Deve-se destacar também as uniões sexuais e práticas LGBT ainda não existiam e nem era praticadas naquele tempo. Mostrando que mesmo o ser humano sendo depravado, ele ainda não havia atingido o ápice de sua depravação sexual.

Língua e Escrita[]

Naquele tempo, a escrita ainda não existia. O conhecimento era passado oralmente e a memória humana era tão extensa e avançada que era praticamente impossível um ser humano esquecer qualquer fala de alguém ou detalhe de sua vida. Por esse motivo não existe nenhum livro daquele tempo preservado hoje. Em relação a língua, a divisão de língua causada pelos eventos da Torre de Babel ainda não havia acontecido. Portanto, 100% da humanidade falava a mesma língua, que muito provavelmente era o acadiano.

Religião[]

Naquele tempo, todos criam em Deus. Com o testemunho de Adão e Eva mais o testemunho do próprio Caim e a existência física do Jardim do Éden, não havia lugar para o ceticismo na mente humana. Contudo, todos os descendentes de Caim, inclusive o próprio Caim, aderiram à crença hoje chamada de deísmo. Que é a crença que diz que Deus existe, criou o mundo, se manifestou no mundo, entrou em contato com o ser humano, mas que não está mais atuando e nem observando as ações humanas. Por isso os antediluvianos criam inteiramente em Deus, mas viviam como se Deus não existisse, desobedecendo Sua Lei e vivendo conforme a sua própria vontade. Após o Dilúvio, o deísmo deixou de existir, mas voltou a ser praticado milênios depois como consequência do Terremoto de Lisboa e do surgimento do Iluminismo, sendo um dos principais provocadores da Revolução Francesa.

Arte[]

Poesia[]

A poesia foi criada por Lameque; que mesmos sendo um homem perverso, era muito inteligente e esperto. Por conta desse invento, a humanidade inteira praticamente passou a admira-lo e copiar o seu exemplo ruim. Além do mais, a criação da poesia contribuiu para o surgimento posterior da música.

Música[]

Quando Adão e Eva nasceram, já existia música, mas até então não haviam instrumentos musicais. Por conta disso, a maioria da humanidade não tinha interesse em cantar. Mas o surgimento da poesia e da expressão artística, o interesse da música cresceu e essa área foi revolucionado por Jubal, que criou os primeiros instrumentos musicais e se tornou um grande compositor. Após isso, os antediluvianos se tornaram grandes apreciadores da música, cantores, poetas e artistas, porém com toda certeza as massas preferiam ouvir as chamadas músicas seculares.

Ciência e Tecnologia[]

A humanidade daquele tempo era mais forte e mais inteligente que a atual. Portanto, eles eram pioneiros em área inventivas que somente séculos ou até milênios após o Dilúvio que o ser humano foi capaz de reproduzir.

Medicina[]

O conhecimento acerca de medicina do ser humano daquele tempo era bem raso, mas eles viviam princípios de saúde perfeitos, eficazes e mais saudáveis de 99% da humanidade atual. Esses princípios são referentes à alimentação, pois eles eram vegetarianos, não tomavam café, não tomavam álcool, nem tabaco, nem cocaína, nem maconha, nem heroína, nem ópio e nem qualquer tipo de droga. Razão essa do ser humano daquele tempo chegar a viver 900 anos, na média.

Química[]

No início, os seres humanos não tinham tanto interesse em química e não era tão avançados nessa área. Isso até Tubalcaim criar a metalurgia e as primeiras peças de ferro com os restos de cometas que caiam na terra e revolucionar a química criando as chamadas ligas metálicas. Desde então, o ser humano se tornou muito avançado na área da química e muito poderoso na área do saber e do intelecto.

Arquitetura Naval[]

Por incrível que pareça, não foram os descendentes de Caim que investiram nessa área, mas sim Noé, sob orientação divina. Noé revolucionou essa área ao criar o primeiro navio do mundo, um navio tão grande que foi capaz de caber casais de cada espécie de animais puros e impuros, mais a sua própria família, dentro da arca e ainda sobrou espaço. Ele criou o primeiro navio da história humana em um prazo de 120 anos com madeira de gofer seguindo não a sua própria vontade, mas seguindo os projetos e planos arquitetônicos que Deus o havia revelado em visão. Esse projeto preservou a vida na terra durante o Dilúvio, mas para os demais seres humanos ele parecia loucura. Isso pelo fato de nunca haver chovido antes, pela crença deísta dos descendentes de Caim daquele tempo e também pelo fato de que aquele projeto parecia inútil e desnecessário. Isso porque o mundo todo era unido na Pangeia. Não haviam pontos para se navegar no oceano, já que o oceano não cortava o terreno terrestre, mas somente cercava, ficava ao redor do único continente do planeta. Para os antediluvianos, não havia lógica criar um navio tão grande para somente circular ao redor do continente sem ter qualquer ponto além daquele continente no seu trajeto pelo oceano.

Governantes conhecidos[]

Caim = ??? A.C - ??? A.C

Habitantes conhecidos[]

  • Caim = Agricultor, político, patriarca.
  • Enoque = Agricultor
  • Irad = Agricultor
  • Meujael = Agricultor
  • Metusael = Agricultor
  • Lameque = Agricultor, poeta
  • Ada = Dona de casa, agricultora
  • Zilá = Dona de casa, agricultora
  • Jabal = Comerciante, pecuarista
  • Jubal = Agricultor, inventor, músico, instrumentista, compositor
  • Tubalcaim = Agricultor, químico, inventor, metalúrgico, ferreiro, armeiro, cientista.

Curiosidades[]

  • Muitos alegam que, por o nome Node significar: "Vagar", que Caim e os seus descendentes na verdade viviam naquela região como nômades. Mas isso contradiz Genesis 4 ao afirmar que Jabal foi o primeiro nômade dentre os seres humanos, e não Caim ou qualquer descendente seu.
  • O mundo antediluviano foi destruído por conta da intensa maldade de seus habitantes. Mas se nós pararmos para pensar, percebemos tristemente que as grande metrópoles e capitais populosas de diversas nações, tais quais como Tóquio (Japão), Delhi (Índia), Xangai (China), São Paulo (Brasil), Cidade do México (México), Cairo (Egito) e outros são muitos mais populosas do que o mundo inteiro naquele tempo e os habitantes dessas mesmas cidades hoje estão mais imersos e corrompidos pelo pecado do que os homens antediluvianos que foram exterminados por Deus por conta de suas transgressões.
Advertisement